PAPO ESCLARECEDOR
Estamos vivendo a euforia de termos elegido um novo presidente de origem popular. Em qualquer lugar que estivermos nesse país ouviremos discussões à respeito do resultado das últimas eleições. Hoje, ao voltar de ônibus para casa, tive a oportunidade de ouvir uma conversa que me chamou a atenção. Começou com uma simples pergunta de um passageiro:
Passageiro: Você sabe se já dá para pegar o metrô no Terminal João Dias?
Cobrador: Não sei não.
Passageiro: Será que dá?
Cobrador: Ninguém falou nada não.
Passageira entrando na conversa: Parece que só funciona das dez da manhã até às três da tarde.
Passageiro: Como assim? Nessa hora só dá pra rico pegar. Não é hora pra trabalhador.
Cobrador: Trabalhador não pega metrô nessa hora mesmo.
Passageiro: Não sei como o povo vota nesses homem. Põem um metrô pra funcionar nessas horas. Eu tive três alegrias nessas eleições: uma é o Enéias ganhar, outra é o Lula e a outra é o Serra perder.
Passageira de novo: Mas acho que é só no começo que vai funcionar assim.
A passageira foi totalmente ignorada e a conversa continuou:
Cobrador: Eu gostei de duas coisas: o Enéias ganhou e o Lula ganhou. O Serra perder eu adorei!
Passageiro: Foram oito anos que o Fernando Henrique não fez nada. Um homem que faz dívida que nem ele devia ser preso. Foi bom que o Serra perdeu e ele entendeu que a gente não gosta dele. Foi bom...
Cobrador: É verdade. O que ia se bom mesmo é o Enéias presidente e o Lula governador. Eu sei que isso nunca vai acontecer na nossa política, mas aí é que a gente ia se esbaldar.
Passageiro: Eu acho que o Lula vai ser muito bom pra gente.
Cobrador: Sabe... Eu sou malufista, mas não voto mais nesse homem não. Eu acho que os político chega até um certo ponto num vai mais. O Maluf já vez viaduto, terminal, estrada. Agora não tem mais nada para ele fazer.
Passageiro: É agora não tem mais nada mesmo. O bom agora é o Lula.
Ao ouvir a conversa quis me intrometer e perguntar algumas coisas do tipo:
- Por que votaram no Enéias? (Pelo visto não foi voto de protesto como muita gente fala por aí. Pessoalmente, acho insustentável a hipótese de o Enéias ter ganho por protesto)
- Por que o cobrador se considera malufista?
- Por que nos esbaldaríamos com Enéias na presidência e Lula no governo do estado?
Depois lembrei que o PT se aliou ao PL e que o Maluf apoiou o Genoíno no segundo turno e resolvi ficar quieto.
Acho que o povo realmente não sabe votar. Acredito que conversas deste tipo se repetem pelo país afora. No entanto, ainda acho que o povo vai aprender a votar. O governo de Lula talvez seja um bom aprendizado para os eleitores. Inclusive para mim. Vamos perceber muita coisa e talvez consigamos, colocar cada vez mais esse país nos eixos a cada eleição.
Tudo isso me faz afirmar uma coisa que considero óbvia mas fundamental: o povo brasileiro precisa de educação. Quem sabe se cada um de nós não pode fazer alguma coisa neste sentido para que aperfeiçoemos nossa consciência política?
quarta-feira, novembro 06, 2002
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário