segunda-feira, janeiro 10, 2005

AMIGO É PARA ESSAS COISAS

Algo que eu não suporto é ver uma pessoa querida sofrer, principalmente, quando qualquer iniciativa de auxílio parece não ter muita chance de ser bem sucedida. Por que será que as pessoas, às vezes, se fecham em seus próprios mundos e esquecem de enxergar as mãos amigas que estão sempre estendidas? Na minha opinião, subestimam a força que uma amizade pode ter para superar qualquer tipo de dificuldade ou amargura.

Uma conversa amiga pode servir para que percebamos que, por maior que seja o problema pelo qual estamos passando, ele é apenas mais um problema que vai ser resolvido e que será esquecido. Já disse, comentando um blog de um grande amigo meu que problemas são passageiros, mas que amizades e tudo que vem em decorrência dessas amizades são coisas duradouras. E mais: diante de um problema temos duas opções, sofrer e se lamentar ou então rir da cara do problema e seguir em frente com mais força.

Esse mesmo amigo disse que passava por um inferno astral. Isso não existe! O que existe são apenas momentos de reflexão e aprendizado que servem para crescermos e nos fortalecermos. E tenho certeza que poderemos aproveitar ainda mais esses momentos se estivermos abertos para ouvirmos aquelas pessoas que estão ao nosso lado querendo o melhor para a gente, pois quando estamos mal tendemos a complicar coisas que podem ser mais simples e, amigos, podem nos ajudar a encontrar mais facilmente as soluções que precisamos.

É claro que todos passamos por problemas e, muitas vezes, são bastante sérios. Todos estamos sujeitos a perder o rumo. Nem sempre é muito fácil, levantar a cabeça e seguir em frente. Quando digo que precisamos rir da cara do problema, não tenho a intenção de menospreza-lo. Só acho que precisamos valorizar mais a busca de soluções. E é justamente por isso que ressalto a importância de se confiar nas amizades numa hora dessas. Um bom amigo vai procurar entender o que está se passando e dará todo o apoio. Mais do que isso: será capaz de demonstrar como a própria pessoa é capaz de resolver a questão usando de seus próprios meios e potencialidades.

O que me entristece é ter a impressão de que pessoas que amamos parecem não querer sair da condição de baixo astral em que se encontram e simplesmente se recusam a notar como os seus amigos têm realmente condições de ajudar. Uma amizade verdadeira é capaz de fazer coisas que nem imaginamos...

Aos meus amigos, um recado: estou aqui de mãos estendidas e pronto para uma boa conversa sempre que precisarem.





Nenhum comentário: