terça-feira, outubro 29, 2002

É PENTA! É LULA!

Não, não estou dizendo que o Lula é pentelho. Me refiro à comemoração feita pela população com a vitória de Lula. Parecia a festa do pentacampeonato da seleção brasileira de futebol. Não votei no Lula, mas acho que agora é hora confiar no nosso presidente. Não confiamos no Felipão? E olha que só fizemos festa para o Felipão depois da conquista do título. Vamos cantar o Hino Nacional! Torcer pelo Brasil!

Acho que as coisas não serão fáceis. Não acredito que o Lula saiba exatamente o que vai encontrar e das dificuldades que enfrentará. As coisas não mudam de uma hora para outra. Acho, por exemplo, que o FHC fez bastante progresso até agora. Talvez tenha preparado o terreno para o Lula. Quem sabe?

Uma coisa é certa. O país não está do jeito que está, com grandes injustiças sociais, por causa o governo. Na minha opinião isso é culpa nossa. Somos egoístas. A culpa é do egoísmo (já falei isso algumas vezes). Simples, não? Pois é, o Lula falou, logo após ter sido anunciado como o novo presidente eleito, que irá combater a fome. Muito bom! Palmas para ele! Não estou sendo irônico não, acho que ele merece aplausos realmente. Mas e a gente? Será que vamos ajudar nosso novo presidente a ter sucesso?

Hoje, na hora do almoço, voltando ao escritório após uma bela refeição me deparei com uma senhora bem idosa sentada no chão pedindo esmola. Será que ela estava com fome? Quantas vezes não passamos por estas pessoas e simplesmente ignoramos, ou pior, julgamos aquele cidadão ou cidadã e dizemos que deveriam estar trabalhando? Podemos dizer ainda que usarão o dinheiro para comprar cigarro ou bebidas ou ainda que isto é pura malandragem, semelhante àquela da mãe que põe as crianças no farol para ganhar alguns trocados.

Será que alguém já se colocou no lugar dessas pessoas? Podem não ter conseguido emprego apesar de tentarem bastante. Podem estar doentes. Enfim, não interessa, a situação delas é sem dúvida muito pior que a nossa. Não acho que devemos ser malandros, mas mesmo a malandragem pode ser decorrente duma situação de vida péssima com a qual não estamos acostumados. Como é fácil julgar...

Dei R$ 10,00 para a velhinha. Confesso que por várias vezes já ignorei estas pessoas. Também já cheguei a julgar. Não sou santo. Mas quem sabe se a gente se acostumar a não ser tão egoísta...

É, o sucesso do presidente depende da gente. Incrível, não?



Nenhum comentário: