segunda-feira, maio 26, 2003

SEU MUNDO, MEU MUNDO. NOSSO MUNDO!

There’s so many different worlds
So many different suns
And we have just on world
But we live in different ones


(Brothers in Arms – Dire Straits)

Em que mundo vivemos? Não é uma pergunta que fazemos freqüentemente? Tanta bagunça, tantos desentendimentos. A resposta pode ser mais simples e óbvia do que esperamos.

Às vezes, ouvimos certas coisas estranhas do tipo: você vive em seu mundo, eu vivo no meu. Seu mundo é tranqüilo, sossegado, o meu é conturbado, um verdadeiro caos. Mentira!

Vamos pensar na resposta óbvia da pergunta. Supondo que todos os que lerem este post estejam no planeta Terra, teremos uma resposta única. Mesmo um astronauta deveria responder a mesma coisa, pois ninguém vive no espaço, pode até participar de uma missão espacial, mas viver no espaço, jamais.

Por que insistimos em dizer que cada um vive em seu próprio mundo? Confusão de conceitos. O mundo é um só. Na verdade, passamos por situações diferentes e reagimos de maneira diversa. Isso é bom, afinal de contas, é da diversidade que se alavanca o progresso. Porém reafirmo: vivemos em um único mundo.

Falando em progresso, pensemos no seguinte:

Se vivemos todos em um único mundo e somos todos seres humanos providos de inteligência, teoricamente, todos temos condição de procurar a melhor maneira de reagir às situações que nos são apresentadas.

Os fatos. Não podemos ignorar os fatos. Fatos ruins ou bons. Proponho que identifiquemos os fatos ruins. Trabalhemos nossa reação em relação a eles. Tentemos melhorar o que for possível para eliminar sua recorrência. Identifiquemos também os fatos bons. Existem muitos na nossa vida, amigos, trabalho, etc. Eles são ótimos para recarregar nossas energias. Valorizemos estes fatos. Trabalhemos para que se repitam.

Assim progredimos. Diagnosticamos nosso mundo. Estabelecemos objetivos. Trabalhamos para alcançá-los. Relacionamo-nos com diversas pessoas. Trocamos experiências, reavaliamos objetivos e continuamos em frente.

Que conselho mais ridículo! A obviedade é imensa!

Concordo que se trata de uma coisa óbvia, porém precisamos prestar mais atenção nas coisas óbvias. Pensando que vivemos em mundos diferentes, dificilmente acreditamos ter forças para mudar, para progredir. Tendemos a olhar em direção ao mundo dos outros e lamentar por não termos as mesmas oportunidades.

O pensamento faz a diferença. O bom pensamento e o otimismo trazem consigo a conquista.

There’s so many different worlds
So many different suns
We live in just one world
And it can be a better one

Nenhum comentário: