Que nome mais esquisito: ORKUT.
Já me inscrevi a um tempão, mas ainda não havia navegado nesse negócio.
A gente acha discussões muito interessantes.
É claro que já me embrenhei em comunidades (grupos de discussão) da categoria "Religion & Beliefs" (Religião e Crenças). Fiquei impressionado ao ver que, nessa categoria, a comunidade com maior número de participantes (2.563 até agora há pouco) é uma de Espiritismo.
Mas fiz questão de me inscrever em comunidades ateístas. Acho importante discutir com pessoas que têm opiniões diversas das minhas.
Abaixo, um texto que escrevi numa discussão sobre o sentido da vida numa comunidade ateísta chamada "Atheists Brazil", estimulada por um tal de Leandro:
Leandro,
Em primeiro lugar, gostaria de elogiar a forma pela qual está conduzindo essa discussão. Está muito interessante.
Eu acho que todos devemos buscar um sentido para a nossa vida. Uma falta de orientação das pessoas nesse sentido é que leva ao caos social em que vivemos. Também acredito que o sentido da vida é a evolução, mas não apenas sob o ponto de vista da espécie, da matéria. Falo de evolução moral da humanidade. Seguimos para o bem. Acredito que muitos não sabem disso e que grande parte dos que sabem não sabem como.
Acho que existe um erro na avaliação de grande parte das pessoas comete:
Imagine uma pessoa que tenha nascido dentro de um ambiente fechado e que esteja trancada lá sem acesso ao mundo exterior. Depois de vários anos desde o seu nascimento vivendo apenas aquela realidade, tente explicar para essa pessoa como é o mundo fora daquela sala onde ela vive. Fale das árvores, do azul do céu. Quem garante que ela vai acreditar nisso? Bom... Leve uma TV e mostre. Quem garante que ela não achará que se trata de um truque? Uma projeção de seu próprio pensamento criativo...
Pois é, imagine várias pessoas vivendo dentro de um ambiente fechado sem conhecer uma outra realidade. Fica difícil abstrair e imaginar outras possibilidades. Acredito que existe uma realidade espiritual, que somos espíritos e a nossa passagem aqui é transitória (notem que não estou falando de religião, trato isso como uma realidade que simplesmente não conseguimos entender, como os antigos não entendiam a origem do fogo, por exemplo).
Isso muda tudo, vocês não acham?
E me digam porque não considerar a hipótese da existência do espírito? Preconceito?
Do mesmo jeito que religiões pregam explicações sem sentido para as coisas, muitos cientistas simplesmente negam hipóteses por mero preconceito. Da mesma forma que religiosos em tempos mais remotos chegaram a condenar Galileu. Se ficássemos na mão de religiosos que nos fizessem acreditar que o mundo é plano teríamos brecado nossa evolução. Por outro lado, se ficarmos na mão de cientistas materialistas e preconceituosos, podemos estar simplesmente negando uma realidade e impedindo o estudo no sentido de mais um degrau na evolução humana.
O que acham?
Entrem lá e vejam os argumentos e colocações do pessoal. Vale a pena.
Ah, quem quiser convite para o Orkut, avisa que eu mando...
sexta-feira, julho 16, 2004
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário