TAREFA PRIMORDIAL
Seja a nossa tarefa primordial o despertamento dos valores íntimos e pessoais.
Auxiliemos o companheiro a produzir quanto possa dar de melhor ao progresso comum, no plano, no ideal e na atividade em que se encontra.
Orientar o pensamento, esclarecê-lo e sublimá-lo é garantir redenção do mundo, descortinando ricos e novos horizontes para nós mesmos.
Trata-se de um trecho do livro Fonte Viva de Emmanuel, ou se preferirem, de Chico Xavier. Curioso...
Curioso porque nesta semana estive pensando bastante em educação, o que nada mais é do que a criação de valores, aqueles... íntimos e pessoais.
Valores que nos auxiliam a entender a vida, nos relacionar com as pessoas e enfim, progredir. Curioso porque li este trecho abrindo o livro ao acaso. Curioso porque, antes de ler estas palavras, estive trocando e-mails com o André sobre esse assunto.
Falta educação neste mundo. Fome, guerras, mazelas em geral derivam desta grande lacuna que não é preenchida. Díficil matar a fome de milhões? Difícil dar um basta às guerras? Talvez. Quem sabe se educássemos melhor crianças e jovens? Acredito que um grande passo para que tivéssemos condição de viver em um mundo perfeito ou pelo menos quase perfeito seria esse.
Quando jovens temos um grande potencial para acreditar em mudanças e tendo a oportunidade de agir podemos realmente fazer a diferença. Que tal se criássemos uma fórmula para manter essa chama acesa por mais tempo, durante toda a vida? Se estivéssemos atentos a cada oportunidade de fazer algo para o progresso comum?
Vamos falar de algo prático? Comecei a ler o livro "Cidadão de Papel" do Gilberto Dimenstein. Estou só no começo e já percebi como é atual e extremamente relacionado ao que estou escrevendo. O seu conteúdo pretende instigar o jovem a pensar e entender o mundo que o rodeia e estimulá-lo, assim, a participar de um processo de transformação social. A divulgação deste livro já é um trabalho que considero formidável. Gostaria, no entanto, de aproveitar a idéia. Trabalhar para educar. Montar alguma coisa para difundir essas idéias. Mostrar às pessoas que, se quiserem, podem trabalhar igual ao grupo ContraAFome que está distribuindo uma refeição a moradores de rua todo segundo sábado de cada mês (entre no Playground para saber sobre o grupo - ver link ao lado).
Já há algum tempo venho considerando este assunto como um dos grandes objetivos que tenho na vida. Tanto é, que desde o início do ano já venho trabalhando aos sábados dando aulas a jovens em uma instituição espírita. Não é à toa. Esta semana todos estes pensamentos me vieram à mente de maneira muito intensa. Resolvi que vou mesmo fazer alguma coisa a esse respeito. Quem quiser colaborar...
sexta-feira, novembro 08, 2002
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário