quinta-feira, fevereiro 13, 2003

SEARA OU HOGWARTS?

É... Fiquei um tempo sem escrever. Trabalho e viagem mais uma vez. Além disso, começaram as aulas na Seara. Acho que a grande maioria das pessoas que lêem o que escrevo sabem que dou aula de espiritismo aos sábados.

É exatamente sobre um lance que aconteceu no primeiro dia de aula que decidi escrever. Aconteceu uma coisa que, para mim, foi muito engraçado.

Era o primeiro dia de aula no primeiro ano do Curso Preparatório de Espiritismo para Jovens. Portanto, grande parte dos presentes ainda não tinham uma noção do que é o espiritismo. Levando isso em consideração, resolvemos gastar algum tempo da aula esclarecendo algumas confusões que muitas pessoas fazem ao definir espiritismo se referindo à macumba, mesa branca, misticismo, entre outras coisas.

Nesse ínterim, perguntando aos alunos se acreditavam em talismãs (coisas que não tem relação nenhuma com o espiritismo), uma aluna respondeu:

- Eu tenho um Pentagramo. (acho que é isso, Pentagramo, Pentagrama, sei lá...).

Ela continuou:

- Sabe o que que é? Eu sou Wica. Estou estudando para ser bruxa.

Ha, ha, ha! Eu e outros dois expositores (é assim que chamam quem dá aula na Seara...) achamos engraçado. Nunca tínhamos ouvido falar disso e a menina falava com a maior naturalidade como se mais da metade das pessoas ali também estivessem estudando bruxaria.

O Beto, outro expositor, aproveitando-se de uma cicatriz que tem na testa, completou:

- Que legal! Eu sou o Harry Potter.

A menina deu risada e continuou:

- Minha amiga me disse que estudando Wica e espiritismo, eu poderia encontrar no espiritismo coisas que complementariam algumas coisas que a Wica não me oferece.

Sei lá... Será que ela acha que conhecendo o espiritismo ela poderá ser uma bruxa mais poderosa? Olha o que dá, o Paulo Coelho ter entrado para Academia Brasileira de Letras!

O Marcelo, outro expositor, perguntou se mais alguém conhecia essa tal de Wica. Para minha surpresa outra meia dúzia de pessoas levantou a mão afirmando que conheciam. Bom, pelo menos não foi mais da metade dos alunos que ao todo somam umas 50 pessoas.

Depois da aula procurei dar uma pesquisada na Internet para descobrir do que se trata esse negócio. Reconheço a minha ignorância sobre este assunto e, por isso, não vou fazer nenhuma crítica a essa religião ou sei lá do que se trata. Vou tentar me informar mais.

Agora, que foi engraçado isso foi. Imaginei um estacionamento de vassouras na frente da Seara. Pensei em observar se ela tinha uma verruga no nariz, mas desisti. Vai que ela percebe e me transforma em sapo.

Novos tempos. Será que a Seara vai virar uma espécie de Hogwarts?

Nenhum comentário: