terça-feira, junho 01, 2004

VALORES LATENTES

Todo consumidor é, antes de tudo, um ser humano. E como tal, busca incessantemente o progresso e a conquista daquilo que considera fundamental em sua vida. Seus objetivos baseiam-se em crenças e valores que amadurecem com o passar do tempo. Não apenas o indivíduo, mas a sociedade como um todo passa a ter mais consciência de seus valores. Quanto mais o consumidor se conecta aos seus valores, mais tenta relacioná-los com suas atitudes, seus comportamentos.

Mas quais seriam esses valores? Parece que, quanto mais aumenta a sua consciência, o consumidor caminha para a definição de valores cada vez mais relacionados com o bem comum. A condição social caótica em que temos vivido parece contribuir para essa tomada de consciência em prol do coletivo. Mais pessoas buscam associar-se a trabalhos voluntários, aumenta-se a indignação frente à corrupção, surge uma geração mais consciente de sua responsabilidade social e ambiental, existe a busca por filosofias espiritualistas...

Todos possuem dentro de si valores latentes relacionados ao bem estar social e a melhoria das relações humanas. Basta que haja um despertar das consciências...

É claro que ainda existe um grande caminho a se percorrer nessa tomada de consciência. Segundo dados de uma pesquisa realizada pelo Instituto Akatu, relacionada a hábitos de consumo e comportamento do consumidor, apenas 6% da população são considerados conscientes percebendo e exercendo sua influência de suas posturas de compra no que tange à contribuição para uma sociedade mais harmoniosa. No entanto, 37% dos entrevistados já são comprometidos com essa questão e 54% já são considerados iniciantes no que se refere a comportamentos socialmente responsáveis.


Acredito que é um dever daqueles que já detêm maior consciência social estimular os demais a rever seus valores e mudar comportamentos para que convivamos em uma sociedade mais sadia, sustentável e solidária.

As empresas estão atuando em um mercado em que os consumidores, aos poucos, se tornam mais conscientes de sua responsabilidade social. Seus desejos e expectativas, relacionados aos seus valores fundamentados no bem comum, tendem a se tornar cada vez mais explícitos e suas decisões de compra passam a ser influenciadas fortemente por essa visão. Todavia, esse não é o único motivo pelo qual uma empresa deveria se preocupar em oferecer produtos suportados por uma política de responsabilidade social. Qualquer empresa é formada por esses mesmos seres humanos e, assim, deve ter consciência de seus próprios valores, que também devem tender para a busca do bem comum.

As empresas que passarem a ter consciência destes valores mais nobres têm, então, um a grande responsabilidade em estimular o aumento da consciência dos seus consumidores.

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