segunda-feira, julho 05, 2004
UM VERDADEIRO LÍDER
Não sei se todos sabem, mas estou cursando um MBA no Ibmec em São Paulo. Há duas semanas, tive a oportunidade de conhecer o presidente do Unibanco AIG, Zeca Rudge. Eu e mais três colegas do Ibmec fomos entrevistá-lo para que pudéssemos elaborar um trabalho relacionado à liderança e trabalho em equipe.
Foi fantástico! Eu me surpreendi.
De uma certa forma, ele fortaleceu minha confiança (digo fortaleceu, porque sempre confiei nisso) na forma de administrar que considero a mais apropriada. Só para se ter uma idéia do que estou falando, a primeira coisa que ele fez foi passar-nos uma recomendação de leitura. Segundo ele, um livro que distribuiu a todos os gerentes da empresa: ?O Amor é a Melhor Estratégia? de Tim Sanders. Eu já adquiri e li o livro. É muito bom e, provavelmente, postarei alguma coisa sobre ele.
Ao que tudo indica, o Unibanco AIG parece ter realmente um ótimo ambiente de trabalho. Uma de minhas colegas do Ibmec, que trabalha lá, confirma isso. Existe algo a mais. Cordialidade, amizade...
O Zeca (todos o chamam assim...) contou um caso bastante interessante:
O edifício, onde a empresa se encontra instalada, possui um hall, se eu não me engano, com seis elevadores. Além destes, existe um outro elevador menor que foi projetado pela empresa construtora para atender apenas aos executivos. Segundo o Zeca, o Unibanco AIG nunca o considerou de uso exclusivo de executivos. Certa vez, um escritório de advocacia instalado no mesmo edifício requisitou ao Unibanco AIG uma lista de pessoas autorizadas a utilizar aquele elevador. Zeca respondeu, explicando que a cultura da empresa não considerava esse tipo de distinção entre os funcionários, portanto, todos poderiam utilizá-lo. O pessoal do escritório de advocacia, no entanto, insistiu. Zeca pediu ao Departamento de Recursos Humanos que providenciasse então uma lista. No dia seguinte, o escritório de advocacia recebeu um calhamaço com o nome de todos os funcionários do Unibanco AIG. Tal fato foi comunicado a todos na empresa e a decisão foi acordada com toda diretoria. Uns dias depois, um dos diretores da empresa, solicitou que alguns funcionários se retirassem do tal elevador que nunca havia sido privativo alegando que ele era de uso exclusivo da diretoria. Assim que soube do ocorrido, Zeca Rudge demitiu o diretor. O Conselho de Administração o questionou, pois o tal diretor vinha apresentando um desempenho extraordinário. Zeca Rudge manteve a sua decisão e esclareceu: não podemos pregar uma coisa e praticar outra.
Seu exemplo mostra que é possível cultivar bons valores em empresas e que é possível alcançar belos resultados no mundo dos negócios dessa forma (a empresa vem apresentando índices bastante satisfatórios). Mostra que pensar no bem dos funcionários, no bem comum, no ser humano é de fato viável nas empresas. E não é preciso ser bobo ou piegas para isso.
O que eu escrevi não consegue retratar exatamente o que nos foi dito na entrevista, pois o Zeca transpira tudo isso que ele fala. Ele emana uma energia fabulosa. O curioso é que, num dado momento, ele olhou para mim e disse algo mais ou menos assim:
- Estou vendo que está me olhando com essa cara de desconfiado e deve estar pensando que tudo isso que estou falando aqui não passa de discurso. Garanto que não é. É comum perceber muita gente pensando que tudo isso é besteira e que, na prática, não funciona. Mas a gente faz tudo isso mesmo.
Eu não me conformei. Justo eu que acredito piamente em tudo isso?
Fiz questão de mandar um e-mail para ele depois agradecendo a entrevista e o congratulando pelo seu trabalho.
Acho que basta acreditar e agir para conseguirmos fazer com que as coisas funcionem da maneira que consideramos ideal. É preciso acreditar.
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Um comentário:
Muito interessante seu depoimento, acredito que os verdadeiros líderes devem agir assim, se outras empresas adiquirissem essa política tenho certeza que os ambientes de trabalho seriam muito mais agradáveis.
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